quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cantos brasileiros na voz do soprano Thamy Quintanilha



O soprano Thamy Quintanilha e o pianista Anderson Favrin apresentam-se em recital lírico na sexta-feira, dia 12, às 20 horas, na série Encontros Musicais da ABAL Campinas, no palco da Sala Carlos Gomes (Praça Imprensa Fluminense, S/N, Cambuí, Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, tel. 3232-4168). A ABAL Campinas dedica o recital ao Dia dos Pais e o público poderá ouvir o que Thamy chama de “Pétalas Musicais Brasileiras”, de autoria de Heitor Villa-Lobos, e de Ronaldo Miranda, Marcelo Tupynambá, Altino Pimenta, Alberto Nepomuceno, Villani-Côrtes e Francisco Mignone.


O recital se compõe do seguinte repertório: Canções da Floresta Amazônica: Veleiros, Canção do Amor, Cair da Tarde e Melodia Sentimental; depois um solo de piano de Anderson Favrin, A Maré Encheu. Na segunda parte, Retrato (Ronaldo Miranda); Canção Marinha (Marcelo Tupinambá), Vela Morena (Altino Pimenta), A Jangada (Alberto Nepomuceno), Valsinha de Roda (Villani-Côrtes) e, em solo de piano, Valsa de Esquina nº 9 (Francisco Mignone). Na parte final, o soprano Thamy Quintanilha canta o trecho inicial do terceiro ato da ópera “A Menina das Nuvens”, de H. Villa-Lobos, a Ária da Menina das Nuvens.

Thamy Quintanilha teve os primeiros contatos com o mundo lírico em 2006 ao conhecer a “diva” Niza de Castro Tank numa peça teatral musicada. Meses depois, surgiu a oportunidade de ser aluna de Niza Tank no “Curso de Técnica Vocal Básico”, realizado na Academia Campineira de Música (ACAMU). Paralelamente ao mestrado em Engenharia Civil (UNICAMP), entrou para o coral universitário Zíper na Boca aproximando-se do Instituto de Artes onde fez aulas em “Estúdio Ópera” com a musicista Vânia Pajares. Conheceu, em 2008, seu primeiro professor particular, o barítono Inácio de Nonno. Em 2009 entrou para o Curso Técnico de Canto Lírico da Escola de Municipal de Música de São Paulo (EMMSP), onde estuda sob a orientação do soprano Andrea Kaiser, tendo como pianista correpetidora, Dana Radu (OSESP). Thamy integra o Coral Lírico Jovem Municipal, ligado ao Teatro Municipal de São Paulo, sob regência e preparação musical de Marcos Thadeu (OSESP). Na mesma escola teve oportunidade de trabalhar com Naomi Munakata (OSESP), Achille Picchi, Terezinha Saghaard, Ricardo Kanji, Marizilda Hein (TMSP), e Aída Machado, entre outros. Em 2010, frequentando o Festival de Música nas Montanhas de Poços de Caldas (MG) veio a conhecer sua atual professora particular, o soprano dramático Céline Imbert, com quem vem aprimorando seu repertório musical e técnica-interpretação vocal. Na área de Teoria-Percepção Musical, o professor particular Marcelo Santos (OSESP) complementa os estudos da EMMSP. A passagem do repertório é feita através da parceria com o pianista correpetidor Carlos Wiik (Pró-Música).

Nesses anos, Thamy Quintanilha tem participado de Festivais de Música e Workshops com alguns profissionais renomados, como Regina Elena Mesquita, Sebastião Teixeira, Laura de Souza, Rosana Lamosa, Francisco Campos, Caio Ferraz, entre outros. Como solista, realizou alguns recitais em auditórios na UNICAMP, na Sala Carlos Gomes de Campinas, Teatro Municipal de Poços de Caldas (URCA), no auditório da Escola Municipal de Música de São Paulo, na Galeria Olido (SP), Igreja Matriz de Ouro Preto (MG), entre outros espaços culturais. Como coralista participou de concertos junto à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e da Orquestra Sinfônica da UNICAMP, peças como “Die Schöpfung” (de J. Haydn), “Messa di Glória” (de G. Puccini), “Missa da Nossa Senhora da Conceição” (de C.Gomes), “O Messias” (de G. F. Haendel), entre outras – tendo a oportunidade de trabalhar com maestros “de requinte” como o suíço Karl Martin, Cláudio Cruz, Parcival Módolo, Lígia Amadio, Akira Kawamoto, entre outros regentes. Podemos citar ainda, os diplomas dos Cursos Técnicos Profissionalizantes nas áreas de Dança e Teatro (Conservatório Carlos Gomes de Campinas). Também atuou como professora de “Iniciação Artística” em algumas escolas e instituições de ensino de Campinas.

O musicista Anderson Favrin graduou-se em piano pela Faculdade Mozarteum, em São Paulo. Foi aluno de Marcelo Onofre, Carlos Yansen, Neide Lopes e Sérgio Villafranca. Hoje atua na região de Campinas como pianista em eventos e dá aulas em seu próprio estúdio, já tendo sido professor em diversas escolas e instituições de ensino desta mesma região.

Entrada franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário